Blog

O Azul Denim será o protagonista dessa Primavera-Verão. Mas que outras cores e tendências estarão nos looks?

Quando falamos sobre cores, falamos sobre um universo de emoções e sensações. Pois no final das contas as cores aportam no visual o referente a 80% das associações e interpretações, entregando o “tom” do ritmo de nossa marca pessoal. Assim, podemos expressar nosso humor através das cores, e utilizar a simbologia delas para promover uma Marca.

Ano após ano, estação após estação, nossos gostos são influenciados pela natureza cromática do nosso entorno que, quando analisada em conjunto com movimentos sociais, as paletas de cores definidas por estudos de tendências (quando muito relevantes e repetidas em nossa sociedade) podem se converter em cores da temporada.

Uma coisa é certa: com tantos laboratórios de tendências no mundo e a velocidade atual da informação, é interessante a procura e observação em seu próprio ambiente pela natureza das cores visando uma abordagem autêntica e personalizada para sua própria paleta de cores. Desta forma você não fica dependente de muitas imposições de paletas de temporadas e tendências que não fazem parte de seu estado de espírito nem da sua região. Muitos destes laboratórios desenvolvem estes estudos para mercados, continentes e países específicos, sendo muitas vezes são divulgados e reutilizados em outras regiões causando desacordo com clima, época e temporada.

Cada temporada é uma chance de conhecer novas cores e suas caraterísticas. No ano passado a cartela de cores da Pantone SS2016 trouxe cores otimistas com muita energia, o que transcendeu a barreira cultural mundial do feminino e masculino criando uma paleta de cores unissex. Tivemos a grande oportunidade de ver as cores brilhantes da primavera em um amarelo forte – Buttercup yellow –, o Vermelho Festa e o Verde Flash entrando no verão com os mais suaves tons de Cinza lilás (Gray Lilac), Rosa Quartzo e o Azul Serenity. Esses dois últimos se converteram nas cores de 2016, convidando a entrar em contato com a nossa suavidade interior e nosso poder de transformação, como também num posicionamento nas regras da sociedade carregando a bandeira do “Neutral Gender” (gênero neutro) – no sentido de que o rosa não seria uma cor exclusiva feminina, nem azul unicamente do universo masculino.

Muitos exemplos em series de TV abordaram este tema que começou no ano passado, assim como cantoras que também o exploraram em suas marcas pessoais. O mercado brasileiro, ainda representando um conservadorismo, está aberto às utilizações destas cores de uma forma de Stylling consciente; por outro lado, se o uso for motivado por uma postura de utilização revolucionária e igualitária, já vemos um Brasil demostrando grande potencial de exploração de mercado.

Para esta Primavera – Verão 2017 teremos o privilégio de ver cores vibrantes que trazem vitalidade combinada com cores que oferecem um sentido de natureza e contato com a terra em tons neutros.

O Amarelo sempre será o protagonista da primavera chegando mais uma vez em um tom radiante cheio de vitalidade como o “Primrose Yellow”. Esse tom de Amarelo possui um simbologia que nos permite projetar nosso brilho interior, levantando o ânimo e o espirito, promovendo uma visão de otimismo que irradia nosso entorno juntamente a seus companheiros de paleta, como o Verde “Greenery” e o Laranja “Flambe”. Essas duas cores são espetaculares e marcantes para um stylling de posicionamento com foco na comunicação, extroversão e tecnologia.

Desta vez o Azul se manifesta como uma cor protagonista chegando em três tons diferentes: o brilhante “Lapis Blue”, o água “Island Paradise” e o Denin (Jeans) proposto com o “Niágara”. Este último possui como características principais uma energia de suavidade e confiabilidade, que nos permite relaxar e sentir conforto em nosso próprio corpo.

Agora quando analisamos separadamente o verão, as cores podem sempre mudar de ano para ano, mas as cores suaves pertencem a essência do verão. Os opacos, acinzentados e frios, juntamente com o Azul Denim (jeans), serão protagonistas.

Com uma cultura como a atual em que o Denim está completamente inserido na sociedade em praticamente todos as suas possíveis aplicações tenho o pressentimento que tanto o material denim como a cor denim e seu “Faded Denim” (jeans claro) continuarão em alta, sobrepassando esta Primavera-Verão 2017. Ao validar estas informações pude notar que a Pantone também aposta nesta cor, apoiando minha teoria de que esta cor amadureceu e será tendência revivendo a Moda Mundial do Denim agora nesta representação de Azul Niagara.

Para suas aplicações, podemos observar alguns exemplos que podem partir de camisetas denim sobre Saias Midi, Jaquetas Denim sobre Vestido Maxi, passando pelos Blazers e Paletós nos tons mais escuros de Denim para compor looks para ambientes e estratégias de estilo formal/casual. Chegando a sua utilização em Design de produtos, seja para móveis e decorações com sofás e almofadas; seja para projetos de carros que utilizaram estes estudos de tendência desenvolvido os últimos cinco anos.

Mas minha principal sugestão para esta Primavera-Verão 2017 é que você desfrute deste processo de deixar pra traz aquele inverno frio e melancólico e renasça no brilho e entusiasmo da primavera, permitindo florescer novas virtudes e qualidades dentro das suas escolhas e desejos, cultivando um verão dentro de um planejamento que visa o seu bem estar em um futuro que você se sinta à vontade e realizado.

Compartilhe

0 Comentários

Deixe o seu comentário!