Blog

Aiô Silver! Investir ou não investir nos metálicos? Essa é a questão!

Se você é um Fashionista ou um Trend Setter, estar à frente das tendências é mais que um mero impulso superficial – é um estilo de vida! Para mim as tendências são como uma corrente de movimentos que se repetem dentro de uma sociedade. Não posso negar que me parece fascinante tentar decifrar o que virá no futuro. Entretanto uma coisa preciso deixar clara com respeito a este tema. Se nos esforçarmos muito por nos manter “na moda” terminaremos com um closet cheio de peças artísticas que não serão nem práticas, nem versáteis para nosso dia a dia. Por outro lado serão peças deslumbrantes!

Eu realmente prefiro me rodear de peças que sejam práticas e que me permitam elaborar a maior quantidade de looks que me deem comodidade, mas, acima de tudo, que me façam sentir cômoda e feliz refletindo minha personalidade clássica de ser. E é aqui onde surge nossa Questão: você investiria em sapatos prateados?

Não tenho dúvida que este será meu próximo investimento! E não porque está moda, mas por que faz parte de meu estilo pessoal e finalmente está no mercado para ser adquirido e implementado em meu closet como um de meus básicos.

Em minhas aulas, consultas e conferências, dou muita ênfase no fato de que não necessariamente devemos seguir as tendências de moda; o que sugiro é usar as tendências a nosso favor, permitindo experimentar seu estilo por meio destas peças que se manifestam e que você vá adquirindo para montar, pouco a pouco, seu closet, dando vida ao que chamamos de “Signature Style”. Também costumo dizer que existem as tendências globais e existem as tendências que pertencem a cada país, a cada região e a cada sociedade. Logo, não podemos generalizar. O que podemos fazer é analisar se esta tendência faz parte de nosso estilo pessoal ou não, e se é o momento de investir nela pensando no nosso estilo e no que queremos transmitir – e não em um amor passageiro que se dissolverá em uns meses mais.

Oxfords, scarpin/stilettos, loafers, snikers… As vitrines de Florianópolis como em todo Brasil se enchem de brilho para o começo de 2017. Há três anos, nas coleções de primavera / verão de 2014 do Hemisfério Norte, os metálicos apareceram como parte dos looks do dia a dia combinados com cores neutras – branco, preto, cinza ou com uma cor Pop que precisava se ressaltar e contrastar. Por sua vez, estes looks se converteram em inspiração e só agora estão disponíveis no Brasil para começar a criar looks mais ousados e até clássicos.

Eles vieram como tons das festas de fim de ano e, como a grande maioria dos Fashion Reports estão anunciando, os metálicos se apresentam diferente neste momento. Não ficarão somente nos looks de festas de ano novo. Desde as coleções Outono-Inverno 2016, apareceram tanto na passarela, em desfiles de grandes casas (como por exemplo Michael Kors); quanto nos pés da plateia que assistia às semanas de moda de setembro.

Muitas empresas investiram nos metálicos como produto base para este ano. Assim sendo, vamos ver muitos metálicos mesmo depois do carnaval. Sejam os famosos adidas Stan Smith que ficaram populares nos últimos anos e agora vão chegar em prata também, ou (minha aposta!) as Ankle Boots em tons dourado e prateado. Mas como usar esta tendência metálica? Vale a pena investir nela?

Silver & Gold Ankle Boots, marcante, forte e chamativo (no bom sentido): estas botas falariam por si só como peças básicas de closet, e mesmo nestas cores muita gente se surpreenderia com a facilidade que poderiam combinar com seu closet, por mais brilhante que estes metálicos sejam.

Como colocar em prática?

Por regra lembre-se que, se suas características são Warm/Quentes, você pode adicionar estes metálicos dourados ao seu closet, por exemplo, combinando cores bege e champanhe com dourado, formando assim um look que nos leva a brilhar como o sol e transmitindo uma força de ação e estrutura.

Já se você possui características cromáticas Cool/Frias, vamos harmonizar com o prata somando cores como branco e azul cobalto para uma estratégia que simboliza mistério, magia e feminilidade com uma força sutil.

Se teu estilo é mais clássico, aconselho investir em sapatos Oxford, e se você possui um estilo mais Atletic Leasure sugiro os tênis prateados. Para um estilo mais Glam/Diva, o Scarpin ou Stiletto é sempre a melhor peça de afirmação. E atenção: se você deseja traçar outros caminhos, fora das suas características cromáticas, é importante contar com a ajuda de um bom Styling para não meter os pés pelas mãos.

Mantendo a paleta de cores claras para o dia, usando sempre um Sartorial Statement, ou look todo preto, você pode usar – e abusar – dos metálicos. Seja ousado, não tenha medo de quebrar as regras, você podes usar até dois metálicos juntos! Por exemplo: dourado e prateado; ou pode repetir metálicos no mesmo look combinando sapatos e bolsas do mesmo tom; e ainda pode combinar metálicos com cores fortes como neon, ou puras como primárias. Pense nos metálicos dentro da sua caixa de neutros para combinar como bem entender.

Prepare-se pois 2017 será o ano dos ousados!

P.S: Para nosso inverno aqui no Brasil agora em 2017 é bom preparar para os sapatos e botas brancos que já estão em alta neste inverno em Estados Unidos. Mas isso é assunto para outro texto…

Happy Styling!

Love, Ana

Compartilhe

0 Comentários

Deixe o seu comentário!